quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

E Ainda Outra Questão de Estética: Será Arte?

"Brillo Boxes", Andy Warhol, madeira e serigrafia, 1964

Em 1964 Andy Warhol exibiu na Stable Gallery, NY, uma obra de arte intitulada Brillo Boxes (ver imagem). O design não é de facto seu mas sim de um outro artista comercial chamado James Harvey. E a pergunta é quase imediata: será arte? E a ser arte: entre dois objetos iguais em aparência, como distinguir o que é obra de arte do que não é obra de arte?
A pergunta em tudo se assemelha a uma questão que já Descartes levantava: quando se sonha, a experiência que se vive no sonho não é discernível da experiência que se tem quando se está acordado, pelo que não há um critério interno à experiência vivida que faça a distinção entre sonho e realidade. Da mesma forma as diferenças a procurar para responder a tal questão estética poderão (terão de) ser procuradas no exterior da obra. Antes de mais convém talvez aceitar que, como dizia Marcel Duchamp, "o deleite estético é um perigo a evitar"[1] (ver "Uma Questão de Estética"). Depois será necessário aceitar que qualquer obra de arte é uma representação: a obra de arte é sobre o quê? (pergunta típica...).[1] A seguir, e não menos importante, a estrutura de uma obra de arte é diferente da estrutura dos objetos com os quais a obra se parece.[1] A ver, com uma analogia: uma palavra manuscrita aparentemente não é mais do que um conjunto de marcas e traços; mas a palavra assim construída com essas marcas e traços, dispostos e arranjados de determinada forma, é dotada de uma linguagem, de um significado. Bem entendido, a construção da palavra segundo essa linguagem é causada pela necessidade de comunicação. Mas a forma como as marcas e traços que constroem fisicamente a palavra é diferente das causas de comunicação: a forma dos traços e marcas são fruto, por exemplo, da personalidade de quem desenha as letras que constituem a palavra. A palavra tem, por isso, duas estruturas distintas: a estrutura linguística - de comunicação - e a estrutura formal - o grafismo da palavra. Analogamente então, a obra de arte terá uma estrutura diferente da do objeto com o qual ela se parece. A obra de arte terá uma estrutura que se prende mais com a intencionalidade do seu autor e com a representabilidade ("a obra de arte é sobre quê?") enquanto o objeto com o qual ela se parece terá uma estrutura que se prenderá mais com a funcionalidade. As Brillo Boxes de Warhol - e até porque a sua estrutura formal é diferente das caixas de sabão: as Brillo Boxes de Warhol são feitas de madeira enquanto as outras são de cartão - corporizam um conteúdo e um significado: elas manifestam uma afirmação e são uma metáfora de algum tipo.
Definitivamente, não são apenas caixas de sabão...

Arthur Danto sistematiza bem esta problemática da identificação das obras de arte com a enunciação de duas condições algo elementares:
a) a obra de arte deve ter um significado
b) a obra de arte deve corporizar esse significado

Estas são as duas condições essenciais para distinguir obra de arte de artefacto. Arthur Danto baseou-se numa abordagem de Ludwig Wittgenstein: quando se eleva um braço, o que resta depois de subtraído ao facto do braço estar erguido o facto de se ter erguido o braço? Há muitos exemplos para ilustrar esta questão: o movimento socialista, a saudação fascista, o movimento Black Power, etc., são gestos que não se reduzem apenas ao braço erguido. Da mesma forma, o que resta depois de se subtrair a facto de algo ser uma obra de arte o facto de ser um objeto?[2]

Um outro teórico da arte, Monroe Beardsley, haveria de certa forma resumir: uma obra de arte é algo produzido com a intenção de lhe dar a capacidade de satisfazer o interesse estético.


[1] Arthur C. Danto, "Art, Philosophy and the Philosophy of Art", 1983
[2] Arthur C. Danto, "Ontology, Criticism, and the Riddle of Art Versus Non-Art in The Transfiguration of the Commonplace", 2008

Para saber mais
Arthur Danto: Wikipedia
Arthur C. Danto, "Art, Philosophy and the Philosophy of Art", 1983
Arthur C. Danto, "Ontology, Criticism, and the Riddle of Art Versus Non-Art in The Transfiguration of the Commonplace", 2008
Monroe Beardsley, "An Aesthetic Definition of Art", 1983
Andy Warhol: Wikipedia
                        Andy Warhol Museum
                        Andy Warhol Foudation