Por desafio da minha cara amiga Rucas (obrigado Rucas!), meti-me na aventura de participar no Festival do Bacalhau 2010. Obviamente, não foi a cozinhar bacalhau mas sim na tenda de artesanato da dita festa, onde expus alguns trabalhos de aguarela ao mesmo tempo que executava outros in loco. Digo aventura porque nunca fiz nada deste género antes e por isso não sabia o que ia encontrar. Ainda assim decidi embarcar porque assim sabia com a absoluta certeza que ia afastar a preguiça ("um dia faço isto e pinto aquilo ...") e ficava obrigado a pintar alguns quadros quer o quisesse ou não! Resultado: foi bom; quanto mais não fosse aproveitei para praticar.
A experiência foi por demais gratificante, pois pude perceber qual a receptividade dos meus trabalhos por parte do público em geral e, no seu seguimento, não posso dizer dizer que fiquei triste. Antes pelo contrário. Aproveitei para trocar impressões com outros artistas (da pintura e de outras áreas), conversei com turistas nacionais e estrangeiros e consegui recolher ainda ideias e inspirações para outros trabalhos.
Aproveito desde já para agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal de Ílhavo em me facultar o espaço na tenda do artesanato para que pudesse organizar um stand e embarcar nesta aventura. Agradeço ainda à minha mulher todo o incentivo e sábios conselhos que me deu (por trás de um grande homem há sempre uma mulher ainda maior, digo eu); agradeço particularmente ao Jorge e á sua esposa Joana; agradeço aos braços do Maciel na desmontagem do stand e transporte das minhas tralhas para casa; last but not least agradeço ao Barão (marido da Rucas) pela companhia, apoio e momentos alegres durante todo o certame. Muito e muito obrigado.
A seguir mostro aqui todos os trabalhos envolvidos na mostra do festival do Bacalhau e ainda algumas fotografias do making of do meu stand.
Last but not least, apresenta-se a seguir um trabalho executado de propósito para o Festival do Bacalhau (este trabalho merece duas considerações: foi comprado por um simpático jovem casal que, pasme-se, trocou o Canadá por Portugal; e não, não falta o "E"!!):
E agora algumas fotografias tiradas durante o decorrer do Festival:
O autor (reparem como é
in falar de mim próprio na 3ª pessoa!) a trocar impressões com a Maria das Neves (Rucas para os amigos). Podem ver o blog dela
aqui.
A troca de impressões continua ...
O autor a trabalhar ...
O Sr. Presidente da Câmara, o Eng.º Ribau Esteves, com o autor (eu, portanto), a inteirar-se do que faria eu naquele certame.
Da direita para a esquerda: o autor, oPresidente da Câmara e a vereadora Dra.ª Beatriz Martins, apreciam alguns trabalhos executados até aquela data.
Agumas explicações acerca dos motivos e influências dos trabalhos.
O autor (que a julgar pela imagem junta estaria: opção a) - completamente perdido nos seus devaneios explicativos; opção b) - perdido de bêbado e a dormir em pé; opção c) - mau
timing da câmera fotográfica) ainda com o Presidente da Câmara e, em primeiro plano, o Dr. Rogério do pelouro da educação da Câmara Municipal de Ílhavo e um dos responsáveis pela organização do Festival do Bacalhau 2010.
O presidente da câmara passa ao stand vizinho ao meu, o stand da Rucas onde, tal como aconteceu comigo, são trocadas impressões de vária ordem ...
... e ao stand a seguir, o stand do Jorge.
O autor ausente do seu posto de trabalho (concerteza por motivos que lhe são alheios).
E agora algumas fotos do making of do stand:
Na véspera do Festival já com a mobília do stand montada (repare-se na pose do animal...).
No 1º dia do Festival, a fazer os últimos preparativos.
O Maciel dá um ar da sua graça, e aprecia os trabalhos expostos.
O autor, com a Rucas, pronto a trabalhar
in loco (repare-se mais uma vez na pose do animal ...). Á direita sobre a secretária, doces para atrair a clientela (infelizmente só duraram um dia).