A minha primeira encomenda comercial oficial (sem contar com a minha experiência no Festival do Bacalhau) foi nada mais do que a execução de uma aguarela para a PT Inovação. Isso mesmo, PT Inovação. Parece que aquela empresa queria oferecer uma lembrança a um seu cliente e queriam algo que representasse a região de Aveiro e, ao mesmo tempo, fosse algo de diferente (basta de moliceirinhos, caixas de ovos moles, barricas de ovos moles e, enfim, ovos moles). Fizeram uma proposta, pediram um orçamento e resultado foi o que se segue:
Acontece que, à última da hora, a PT Inovação descobre que os representantes do dito cliente (quem de facto iria receber a lembrança) são duas pessoas e não uma só, pelo que seria de mau tom oferecer uma lembrança a uma pessoa e não à outra (concorde-se). Fui contactado novamente pela PT Inovação, desta vez com alguma urgência, no sentido de averiguar se seria possível executar uma nova aguarela, mas no prazo máximo de três dias. Obviamente que não iria pintar uma aguarela igual e Deus sabe a dificuladade que tive em arranjar um motivo algo diferente (e clássico ao mesmo tempo) para a primeira aguarela!... Mas salvei a situação: como tinha feito um outro esboço para o primeiro quadro e que acabei por não usar, acabei por, assim mesmo, usá-lo e finalizar a segunda aguarela mesmo a tempo. É a que segue:
E foi assim a minha primeira encomenda oficial. Estou muito contente! Só é pena a PT Inovação pagar a 60 dias... (mas é normal que assim seja, não há problema, OK? Não estou a criticar. Tudo de bom para a PT Inovação. É neste momento o meu melhor cliente!)